Samuel Beckett (1906-1989)

Nascido na Irlanda perto de Dublin. Cresceu numa família Protestante de classe média. Aos 14 anos frequentou a mesma escola que Oscar Wilde frequentara. Escritor que dedicou ao drama um lugar de destaque. Uma das frases que disse talvez explique o carácter da sua obra triste e cheia de solidão é: "I had little talent for happiness."

Beckett foi consistente na sua solidão. Dizem os que o conheciam que era difícil ter uma conversa longa com ele . Dizem também que as mulheres gostavam dele. O jovem poeta, no entanto, não deixava que ninguém penetrasse na sua solidão.


Beckett by Sara Rocha

A primeira peça de Samuel Beckett, Eleutheria, espelha a sua própria procura pela liberdade, mas o seu primeiro triunfo foi com a peça Waiting for Godot em 1953. Peça em que "nada acontece" tornou-se um sucesso, andando ainda hoje por teatros de todo o mundo.

Beckett foi o primeiro dos "absurdistas" a ganhar fama internacional. Os seus trabalhos foram traduzidos em mais de vinte línguas. Em 1969 foi premiado com o Nobel da Literatura. Deixou uma obra vasta e escreveu até à sua morte em 1989, mas a tarefa tornou-se mais e mais difícil, e no final, disse que cada palavra lhe parecia: "an unnecessary stain on silence and nothingness."

No comments: